terça-feira, 20 de setembro de 2011

Formação dia 21 de setembro de 2011

PAUTA DA REUNIÃO


AONDE CHEGAR?
ü  Na reflexão e estudo referentes ao enriquecimento do processo de aprendizagem e à recuperação de alunos que apresentam defasagem de aprendizagem.
ü  Na construção e aplicação de atividades práticas nas diversas áreas de conhecimento.


COMO FAZER PARA CHEGAR? O QUE FAZER PARA CHEGAR?

1. Leitura: Crônica: O futebol e a matemática – Moacyr Scliar – das 08h30min às 08h50min / das 13h30min às 13h50min


2. Conteúdo cultural-cognitivo – das 08h50min às 09h30min / das 13h50min às 14h30min
    2.1 Crônicas e textos Informativos
           

3. Intervalo – das 09h30min às 09h45min / das 14h30min às 14h45min


4.  Aspecto pedagógico-didático – das 09h45min às 11h30min / das 14h45min às 16h30min
     4.1 – Plano de ação
4.1.1 - Comanda da atividade.
            4.1.2 - Realização da atividade.
            4.1.3 - Socialização dos resultados e reflexões


5.  Leitura do Diário de Bordo – das 11h30 às 11h45min / das 16h30min às 16h45min


6. Avaliação – das 11h45min às 12h / das 16h45min às 17h
    6.1 - Escolhas do assunto para próxima reunião
    6.2 - Avaliação do encontro.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Formação dia 17 de agosto de 2011

Pauta da Reunião

1. Leitura: Remédios para o professor e a Educação – das 08h30min às 09h00min
 - disponível em www.novaescola.org.br (ABRIL 2008)
2. Devolutiva do encontro anteriordas 09h00min às 09h30min
    2.1 Análise dos resultados da avaliação.
    2.2 Leitura do diário de bordo.
3. Conteúdo cultural-cognitivo das 09h30min às 10h20min
    3.1 Construção do conceito de número.
    3.2 Texto: “As relações preparam o número” – Esther Pillar Grossi 
4. Intervalodas 10h20min às 10h50min 
5. Aspecto pedagógico-didático das 10h50min às 12h10min
    5.1 Aplicabilidade dos jogos
         5.1.1 Comanda da atividade.
         5.1.2 Realização da atividade.
         5.1.3 Socialização dos resultados e reflexões.
6. Avaliaçãodas 12h10min às 12h30min
    6.1 Avaliação do encontro.


Materiais da Oficina

PLANO DE AÇÃO

AONDE CHEGAR?

Matemática: No reconhecimento, na valorização e na construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano.

O QUE FAZER PARA CHEGAR? COMO FAZER PARA CHEGAR?

         I.   Formar grupos de 4 ou 5 aluno e fornecer uma caixa com Blocos Lógicos para cada equipe ou utilizar o kit conforme modelo do anexo I.
II.    Solicitar que os alunos “espalhem” sobre a mesa os elementos do kit e observem suas características.
III.   Pedir para que tomem um elemento qualquer e experimentem caracterizá-lo, isto é, encontrar uma descrição que se aplique somente a ele e a nenhum outro elemento da caixa. Questionar: Para caracterizar esse elemento basta indicar a cor? A cor e a forma? O que mais precisa ser considerado? Finalmente, quantas propriedades são necessárias para caracterizar o elemento?
IV.  Solicitar que organizem em pilhas os elementos do kit segundo o atributo cor. Questionar: Quantas pilhas vocês obtêm? Que outros critérios podem ser adotados para classificar as peças do kit e organizá-los em pilhas como fizeram com a cor? Quantas pilhas vocês obtêm?
V. Entregar os dados com os atributos para os alunos e pedir para que joguem os quatro dados. Questionar: Quantos elementos apresentam as quatro características que aparecem na face de cima dos dados?
VI.  Solicitar que joguem um dado. Quantos elementos possuem a característica determinada por ele?
VII. Pedir para que experimentem todos os casos possíveis de lançamento de um só dado.
VIII.               Pedir para que joguem dois dados somente. Perguntar: Quantos elementos possuem as características da face superior dos dados?
IX.   Pedir para que joguem os outros dois dados. Questionar: O número de blocos que possuem essas características é o mesmo da tarefa anterior?
X. Pedir para que joguem três dados. Perguntar: Quantos elementos possuem as características da face superior dos dados?
XI.   Propor os seguintes jogos:

JOGO 1
Jogar os quatro dados. Quem conseguir identificar primeiro a peça que contenha os quatro atributos deve pegá-la e guardá-la. No final quem tiver mais peças ganha.

JOGO 2
Um integrante da equipe escolhe uma das peças (sem que os colegas vejam) e anota (ou desenha) suas características. Os outros integrantes da equipe tentam descobrir qual foi a peça escolhida fazendo perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Exemplos: A peça é grande? A peça é azul?




Abaixo, seguem os modelinhos dos dados e o material alternativo para quem não tem blocos lógicos:










Fotos















Avaliação